Os Processos Básicos Para Fabricação De Chapas Metálicas - Desenho Profundo (3)
- Jun 12, 2018 -

Os Processos Básicos Para Fabricação De Chapas Metálicas - Desenho Profundo (3)


4 Peças de desenho profundo


4.1 Requisitos para o raio de filete entre a parede inferior e reta das peças de estampagem profunda

Como mostrado na figura abaixo, o raio do filete entre a seção inferior das peças de desenho profundo e a parede reta deve ser maior que a espessura da chapa: r1≥t. A fim de tornar o processo de estampagem profunda mais suave, r1 = (3 ~ 5) t normalmente é usado. O raio máximo do ângulo redondo deve ser menor ou igual a 8 vezes a espessura da placa: r1≤8t.


Figura 5.1.1 O raio do filete das partes profundas do desenho

deep drawing

4.2 O raio do filete entre o flange e a parede de uma peça de desenho profunda

O raio de filete entre o flange e a parede das peças de estampagem profunda deve ser 2 vezes maior que a espessura da chapa: r2≥2t. A fim de tornar o processo de estampagem profunda mais suave, r2 = (5 ~ 10) t normalmente é usado. O raio máximo do flange deve ser menor ou igual a 8 vezes a espessura da placa, ou seja, r2≤8t. (Veja a Figura 5.1.1 acima)


4.3 O diâmetro interno de uma peça de desenho profunda circular

D ≥d + 10t é tomado para o diâmetro interno de uma peça de desenho profunda circular, de modo que a placa de prensagem não enrugue quando estiver desenhando em profundidade. (veja a Figura 5.1.1 acima)


4.4 O raio do filete entre duas paredes adjacentes de uma peça de desenho retangular

O raio do filete entre duas paredes adjacentes de peças de desenho profundas retangulares deve ser r3 ≥3t. Para reduzir os tempos de desenho, r3 ≥H / 5 deve ser usado para finalizar o processamento.


Fig. 5.4.1 Raio de filete entre duas paredes adjacentes de peças de desenho profundas retangulares

deep drawing

4.5 Relação dimensional entre a altura e o diâmetro da peça de desenho profundo circular sem flange, processada por um desenho único

A relação entre a altura H e o diâmetro D deve ser menor ou igual a 0,4 ao formar uma peça de desenho profunda com flange sem flange.


Relação dimensional entre a altura e o diâmetro da peça de desenho profunda circular sem flange que é processada por um desenho único

deep drawing

4.6 Atenções no dimensionamento de tamanhos em desenhos de projeto para processo de desenho

Devido à pressão diferente nas peças do desenho, a espessura do material de desenho muda. Em geral, o centro inferior mantém a espessura original, o material no canto inferior é mais fino, o material superior mais próximo do flange torna-se mais espesso e o material em torno do ângulo redondo é engrossado nas peças de desenho retangulares.


4.6.1 Método padrão para dimensionamento do tamanho do produto de peças de estampagem profunda

Ao projetar os produtos de estampagem profunda, o tamanho do produto nos desenhos deve estar claramente indicado que as dimensões externas ou internas devem ser garantidas, e as dimensões internas e externas não podem ser marcadas simultaneamente.


4.6.2 Método de dimensionamento para tolerância de peças de desenho profundas

Desvio simétrico: tolerância do raio interno do arco côncavo e convexo das peças de desenho profundo e da altura de uma peça de desenho cilíndrica profunda por formação primária.O valor do desvio é metade do valor absoluto da tolerância de precisão de 16 graus do padrão nacional, e marcado por ±.