Como fazer o processo de limpeza antes de soldar alumínio?
- Jul 04, 2018 -

Processo de limpeza de superfícies antes de soldar alumínio?


Alumínio De Solda


Preparação do material: durante a soldagem de alumínio, o soldador deve ter o cuidado de limpar o material e remover qualquer óxido e hidrocarboneto da superfície do alumínio por óleo ou solvente. A temperatura de fusão do óxido na superfície do alumínio é de 3700 graus Fahrenheit, e o material base de alumínio abaixo derrete a 1200 graus Fahrenheit. Portanto, qualquer óxido residual na superfície do material de base irá restringir a penetração do material de enchimento nas partes de alumínio soldadas.


Para remover óxidos na superfície do alumínio, escova de aço inoxidável ou corrosão solvente pode ser usado. Quando você usa uma escova de aço inoxidável, só pode escová-la em uma direção fixa. Tenha cuidado para não ser muito duro e descuidado: o movimento brusco fará com que o óxido seja incorporado em material de base de alumínio. Ao mesmo tempo, use apenas uma escova de aço inoxidável na superfície do alumínio, não use a escova usada em aço inoxidável ou aço carbono.



1) Limpeza Química

A eficiência da limpeza química é alta e a qualidade é estável. É adequado para a limpeza do fio de solda, a peça de tamanho pequeno e a produção de lotes. Podem ser utilizados dois tipos de métodos de limpeza e lavagem por imersão. Deoiled usando os solventes orgânicos, tais como acetona, gasolina, querosene e outros solventes orgânicos, e lavou 3 min ~ 7 min (3 min a 7 min) usando 5% ~ 10% NaOH a 40 ℃ 70 ℃. (alumínio puro foi ligeiramente mais longo mas não mais do que 20 min), e lavado com água limpa e depois lavado com 1 min a 3 min em 30% de HNO3 em temperatura ambiente a 60 ℃ e enxaguado com água limpa, seco pelo vento ou secar a baixa temperatura.


2) limpeza mecânica

A limpeza mecânica é freqüentemente usada quando o tamanho da peça de trabalho é grande, o período de produção é longo e a contaminação ocorre após a soldagem multicamadas ou a limpeza química. Primeiro use acetona, gasolina e outros solventes orgânicos para limpar a superfície para remover o óleo, em seguida, use diretamente uma escova de fio de cobre com um diâmetro de 0,15 mm a 0,2 mm ou uma escova de aço inoxidável para escovar para revelar o brilho metálico. Geralmente, não é adequado para moagem com rebolo ou lixa comum para evitar que a areia permaneça na superfície do material e entre na soldagem ao soldar alumínio. Além disso, raspadores e limas podem ser usados para limpar a superfície a ser soldada.


Após a limpeza e lavagem da peça de trabalho e do arame de solda, o filme de óxido será reproduzido durante o processo de armazenamento, especialmente no ambiente úmido. No ambiente de poluição por vapor, como ácido e álcali, o filme de óxido cresce mais rápido. Portanto, o tempo de armazenamento entre a peça de trabalho e o arame de solda após a limpeza e o processo de soldagem deve ser o mais curto possível. No caso de clima úmido, deve ser soldado em 4 horas após a limpeza. Após a limpeza, se o tempo de armazenamento for muito longo (se mais de 24 horas), ele deve ser reprocessado.


welding aluminium


Pré-aquecimento: peças de alumínio soldadas pré - aquecidas podem ajudar a evitar rachaduras de solda. A temperatura de pré-aquecimento não deve exceder 230 graus Fahrenheit. Use um termômetro para monitorar a temperatura para evitar o superaquecimento. Além disso, a soldagem intermitente pode ser usada para aumentar o efeito de pré-aquecimento no início e no final da área de soldagem. Os soldadores também devem pré-aquecer uma folha de alumínio grossa ao soldar alumínio de folhas finas.


Velocidade de processamento: o processo de soldagem de alumínio precisa de alta temperatura e alta velocidade de tratamento. Ao contrário do aço, a maior condutividade térmica do alumínio requer maior temperatura e maior ajuste de corrente e maior velocidade de soldagem. Se a velocidade de soldagem for muito lenta, haverá muita penetração de soldagem, especialmente ao soldar alumínio de folhas finas.


Gás de proteção: o argônio é usado como o gás de solda mais usado para soldagem de alumínio devido ao seu excelente desempenho de limpeza. Ao soldar a liga de alumínio da série 5XXX, o gás de proteção utilizado é o gás de mistura de argônio e hélio. Até 75% da razão de hélio pode conseguir o melhor efeito de reduzir a influência do óxido de magnésio.


A soldagem a arco de metal a gás ea soldagem a arco de metal por gás pulsado são usadas cada vez mais amplamente (mistura de argônio ou argônio / hélio).